Série de seminários internacionais sobre inteligência artificial recebe inscrições com descontos até o dia 31
Organizado pelo Ieat em parceria com o Instituto de Estudos Avançados de Paris, evento, agendado para novembro, terá debates sobre as implicações da IA para o futuro da humanidade
A série de seminários internacionais UFMG Inteligência e inteligência artificial, que será realizada de 8 a 11 de novembro, recebe inscrições até a véspera do início dos eventos. No entanto, profissionais que se inscreverem até 31 de agosto pagam R$ 300, e estudantes, R$ 100. Após essa data, os preços serão reajustados. A série ocorre paralelamente ao segundo encontro da 4ª Intercontinental Academia (ICA). Pessoas de diferentes áreas e níveis de formação podem participar.
Especialistas de renome internacional nas áreas de inteligência artificial e ciências cognitivas vão participar do evento. Em mesas-redondas e seminários, eles debaterão as principais implicações do avanço da inteligência artificial para o futuro da humanidade.
A proposta é que sejam feitas conexões entre os mais recentes estudos em neurociências acerca dos processos cognitivos e da inteligência artificial, os efeitos da inteligência artificial para as sociedades humanas e as implicações éticas do seu uso nas mais diversas áreas, como saúde, economia e trabalho.
Conexão UFMG-Paris
A série é uma iniciativa do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG, com o apoio do Instituto de Estudos Avançados de Paris. A programação integra as atividades do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e Unesco.
O evento será em formato híbrido, com participações presenciais e remotas. As atividades terão lugar no auditório do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1), com transmissão on-line para universidades parceiras, por meio da plataforma Softaliza – o login e a senha serão encaminhados por e-mail até um dia antes da atividade.
Inteligência, robôs e emoções…
Os debates incluirão temas como Neurociências e inteligência artificial (IA) e suas leituras da cognição, Fundamentos e aspectos éticos da IA e ciências cognitivas, Robôs, sentidos e emoções, Explorações interdisciplinares da IA, Novas perspectivas sociais e econômicas decorrentes da IA, Cenários futuros para economia, emprego e desigualdade sob o impacto da inteligência artificial.
Na abertura, dia 8 de novembro, a professora Melanie Mitchell, do Instituto Santa Fe, dos Estados Unidos, fará palestra com o tema Relação entre ciência de sistemas complexos e inteligência artificial. Em seguida, às 14h40 e 16h50, o evento vai tratar, respectivamente, dos centros nacionais de pesquisa de inteligência artificial no Brasil e da Intercontinental Academia. A programação já está publicada no site do evento.
Intercontinental Academia
Criada pela rede de Institutos de Estudos Avançados Baseados em Universidades (Ubias), a ICA visa promover a criação de uma rede global de futuros líderes de pesquisa, por meio do intercâmbio de jovens acadêmicos sob orientação de pesquisadores de todo o mundo.