Institucional

UFMG tem mais de 80% dos cursos de graduação com conceito máximo no Enade 2021

Das 23 formações efetivamente avaliadas na edição, 21 receberam conceito 5, duas alcançaram 4 e nenhuma registrou queda de desempenho

Estudantes no gramado da reitoria, no campus Pampulha
Estudantes no gramado da Reitoria, no campus Pampulha Foto: Ana Mota | UFMG

Mais de 80% dos cursos de graduação da UFMG avaliados em 2021 pelo Conceito Enade – índice que mensura o desempenho acadêmico por meio de prova aplicada aos alunos concluintes – registraram avanços em suas notas. Além disso, nenhum dos 25 cursos avaliados nesta edição registrou queda de desempenho. O resultado foi anunciado nesta segunda-feira, dia 12, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação que conduz o levantamento. A transmissão está disponível na plataforma YouTube.

A cada triênio, um grupo de cursos é selecionado para avaliação. Dos 25
cursos da UFMG inicialmente selecionados neste ano, 21 receberam o Conceito Enade 5, que é a nota máxima, e dois – o bacharelado em Design, curso oferecido pela Escola de Arquitetura, e a licenciatura em Música, ofertada pela Escola de Música – alcançaram conceito 4, suas melhores classificações de faixa na série histórica. Os outros dois cursos – as licenciaturas em Matemática e Química, ambas a distância – não receberam conceito nesta edição por não terem alcançado o número mínimo de estudantes para participar do exame.

Os 21 cursos classificados com a nota máxima no Conceito Enade foram as
licenciaturas e os bacharelados em Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Geografia, História e Química, as licenciaturas em Artes Visuais, Física, Letras (Português), Matemática e os bacharelados em Ciência da Computação, Pedagogia e Sistemas de Informação. Agora, os resultados do Conceito Enade serão utilizados pelos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), pelos colegiados e pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFMG para subsidiar uma autoavaliação.

Projeto sólido
A reitora Sandra Regina Goulart Almeida afirma que o Conceito Enade é um importante levantamento oficial conduzido pelo Ministério da Educação. “Por isso, esse resultado é motivo de grande satisfação para a instituição, pois se trata de mais uma avaliação que comprova a qualidade da UFMG”, comenta.

No caso da edição 2021 do Conceito Enade, Sandra Goulart lembra que o processo transcorreu em meio à pandemia, que provocou a suspensão das atividades acadêmicas presenciais. “Os alunos que fizeram o exame cumpriram parte de seu percurso durante a pandemia, no formato remoto ou híbrido. Isso não impediu que alcançássemos uma evolução notável em quase todos os cursos, o que comprova a solidez do nosso projeto acadêmico e a capacidade de nos adaptarmos a situações adversas”, disse a reitora.

A diretora de Avaliação Institucional, Viviane Birchal, mostra números que corroboram a avaliação da reitora. “Comparando-se com a última edição de que participaram, sete cursos da UFMG subiram de conceito, um se manteve no nível em que estava – conceito 4 – e todos os outros se mantiveram no nível máximo, 5. Se considerarmos a nota contínua, 20 cursos – 83% das formações conceituadas – registraram melhora em suas notas. Foi um excelente resultado”, resume.

Além do Conceito Enade, o Inep também divulgou, nesta segunda-feira, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD), que compara os
resultados alcançados pelos estudantes na prova do Enade com os da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais de 60% dos cursos avaliados – 16 – conseguiram elevação nesse índice, no comparativo com a última edição.

“É um desempenho muito bom, ainda mais se consideramos que instituições de alta concorrência no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), como é a UFMG, tendem a obter IDD inferior ao Conceito Enade, já que recebem os alunos que obtiveram as notas mais altas no Enem”, justifica Birchal.

Os indicadores da edição 2021 do Conceito Enade estão disponíveis no site do Inep.

Ewerton Martins Ribeiro