'Vamos cuidar das relações humanas em nossa comunidade', afirma diretor do ICEx
Francisco Dutenhefner e o vice, Renato Celso Ferreira, foram reconduzidos para mandato que se encerra em 2027
Os professores Francisco Dutenhefner, do Departamento de Matemática, e Renato Antônio Celso Ferreira, do Departamento de Ciência da Computação, foram reconduzidos, respectivamente, aos cargos de diretor e vice-diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICEx). A recondução, formalizada em cerimônia realizada na noite desta terça-feira, dia 20, se dá após um mandato permeado de desafios inesperados, como a pandemia da covid-19. A nova gestão vai até 2027.
“Assumimos em junho de 2019, e a gestão começou muito promissora. Estávamos mobilizados pelas pautas que possibilitariam ao ICEx oferecer os melhores cursos do país. Porém, fomos surpreendidos pela pandemia, e ela inviabilizou diversos projetos. As restrições orçamentárias e a retomada das atividades presenciais acabaram se tornando o nosso foco”, afirma Dutenhefner.
O diretor acrescentou que o ICEx sob a sua gestão na pandemia conseguiu manter diversos projetos e a arrecadação de recursos, uma vez que o Instituto se mobilizou para funcionar remotamente. “Na pandemia, pudemos entender o Instituto como uma comunidade muito unida. Foi uma gestão difícil, e agora que a pandemia acabou, pretendemos retomar nossas ações, executar aquelas que não foram possíveis e cuidar da saúde mental dos nossos alunos e servidores docentes e técnico-administrativos.”
O Plano de Trabalho para a gestão 2023-2027 estabelece ações de ensino e extensão. No que se refere ao ensino, o Plano ressalta a importância de ações direcionadas aos cursos de licenciatura ofertados pelo ICEx. A gestão vai promover discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular, reformas do Ensino Médio, o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o recém-lançado Plano Nacional de Educação Digital. Em relação à pós-graduação, a nova gestão pretende manter a excelência, visto que quatro dos seis programas ofertados obtiveram o conceito máximo (7) na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
No campo da extensão, o objetivo é melhorar a interação da sociedade com o Instituto. “As ações extensionistas têm importante papel social de fomento à educação e ao conhecimento, além de servirem como solução de problemas e demandas da comunidade. Por conta disso, a extensão deve ser estimulada, apoiada e considerada como um importante pilar. Acreditamos que precisamos avançar, aumentando o volume das atividades de extensão”, pontua Francisco Dutenhefner.
A nova gestão planeja também promover melhorias na infraestrutura física do Instituto. Serão reformadas salas de aula e os auditórios 1, 2 e 3, que passarão a ser acessíveis. Outros projetos são a substituição da rede hidráulica antiga por uma rede mais moderna, ampliar o monitoramento interno e externo por câmeras de segurança, disponibilizar espaços para compartilhamento no modelo coworking e um espaço família ou kids para estudantes que estejam acompanhados de seus filhos.
Restaurar relações comprometidas pela pandemia
Dutenhefner conta que o segundo mandato dele e do vice, professor Renato Celso Ferreira, pretende restaurar as relações humanas comprometidas devido ao distanciamento provocado pela pandemia de covid-19. “Temos visto muito claramente que há pessoas adoecidas na comunidade do ICEx. Por isso, queremos promover ações visando à interação entre docentes, alunos e servidores técnico-administrativos”, disse.
Além de restabelecer os laços, a diretoria pretende desenvolver ações para a melhoria da saúde mental de sua comunidade. Para isso, foi instituída a Comissão de Saúde e Bem-estar, que fará estudos para viabilizar contratações ou parcerias com profissionais da saúde que atuarão no ICEx e adotará medidas para promover a saúde e o bem-estar dos servidores.
“Sob o entendimento de que as pessoas são o maior valor das organizações, o ICEx instituiu essa seção para acolher e ouvir as pessoas e assessorar a direção de uma forma mais estratégica, considerando a gestão de pessoas como um processo em que todos os agentes públicos estão diretamente envolvidos, e não somente como uma área, um setor ou departamento. Vamos cuidar da saúde da comunidade do Instituto”, afirmou o diretor.
Ele acrescenta que as ações vão ocorrer em consonância com a Política de Saúde Mental da UFMG, difundida pelas ações da Comissão Permanente de Saúde Mental. Para Francisco Dutenhefner, é urgente que a Universidade proporcione o acolhimento necessário à comunidade acadêmica, que retorna de um grande período de ausência de relacionamentos e diálogos.
“Atendendo à Política, vamos instituir um espaço de escuta e de acolhimento que colabore para a promoção da qualidade de vida e para o ambiente favorável ao desenvolvimento social, cultural e psíquico dos indivíduos do ICEx. Vamos promover debates, mesas-redondas, cursos, oficinas e outros eventos com foco no cuidado, na promoção da saúde mental, na prevenção do adoecimento e na criação de uma cultura inclusiva”, diz o professor.
Cerimônia de posse
A recondução do diretor Francisco Dutenhefner e do vice Renato Antônio Celso Ferreira ocorreu em cerimônia realizada na noite de ontem, no auditório III do Icex. A reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira participaram da cerimônia. Em seu discurso, o diretor afirmou que a decisão de permanecer no cargo por mais um mandato foi tomada depois de muita conversa e reflexão. Para ele, a permanência só foi possível devido à construção de um plano coletivo para dirigir o Instituto.
“Não estamos aqui hoje por uma questão de realização pessoal apenas, mas, sim, por amor e pelo compromisso assumido com esse Instituto. Nós amamos o ICEx, somos gratos e nos sentimos responsáveis por ele”, declarou.
Dutenhefner acrescentou que o novo ciclo será marcado por uma gestão alicerçada nos valores de uma universidade autônoma, pública, gratuita, democrática e inclusiva. “Reiteramos hoje e sempre os nossos compromissos com a comunidade acadêmica e com a sociedade em defesa desses valores”, concluiu.
A reitora Sandra Regina Goulart Almeida se emocionou ao lembrar-se da cerimônia de posse do primeiro mandato de Francisco e Renato. Ela destacou que o ICEx é uma referência para a UFMG e que a continuidade das ações desenvolvidas no Instituto é importante para a inovação no ensino, na pesquisa, e na extensão.
“O ICEx tem como valor estruturante de sua identidade a excelência na pesquisa. Pouquíssimos institutos similares no país gozam do mesmo prestígio acadêmico. Além disso, ele se constitui como porta de entrada de alunos que demandam, antes de serem direcionados para os respectivos cursos profissionalizantes, uma formação em ciência básica. Essa é, sem dúvida, uma grande missão para o Instituto: ele cuida, de forma primorosa, do primeiro contato do alunado com a UFMG”, disse.
A reitora acrescentou que o Instituto também exerce importante papel na interação entre a Universidade e a comunidade externa. “Por meio de várias iniciativas, o ICEx foi pioneiro em processos de incubação de empresas, assessorias, prestação de serviços e atendimento a soluções tecnológicas demandadas por empresas. A esse elevado grau de comprometimento e excelência, soma-se a amplitude do trabalho de extensão universitária, que interage com a comunidade externa, sendo uma das marcas de sua inquestionável relevância institucional.”
Trajetórias
Professor associado da UFMG, Francisco Dutenhefner é bacharel e mestre em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutor em Matemática pela UFMG. Também professor associado, Renato Antônio Celso Ferreira é graduado em Ciência da Computação pela UFMG, onde também fez um dos seus mestrados – o outro foi desenvolvido na University of Maryland at College Park. Em Maryland, ele também cursou doutorado.
ICEx em números
5 departamentos
Cerca de 305 professores
145 servidores técnico-administrativos em educação
12 cursos de graduação (bacharelado e licenciatura) e 5 programas de pós-graduação
Cerca de 3,8 mil alunos de graduação e de pós-graduação
Mais de 6 mil vagas ofertadas semestralmente em disciplinas básicas
Mais de 200 laboratórios de pesquisa que geram, a cada ano, cerca de 300 artigos científicos, 50 teses de doutorado e 100 dissertações de mestrado